Diesel

O óleo diesel é combustível derivado do petróleo, composto principalmente por hidrocarbonetos alifáticos.

Principal combustível comercializado no mercado brasileiro, em virtude da intensa quantidade de transportes que circulam no país, é ligeiramente mais denso do que o querosene e destila na faixa entre 250 e 400ºC.

Pode ser aplicado em automóveis, furgões, ônibus, caminhões, pequenas embarcações marítimas, máquinas de grande porte, navios e aplicações estacionárias (geradores elétricos, por exemplo).

De acordo com a Resolução ANP Nº 42, de 16.12.2009 - DOU 17.12.2009 – Retificada DOU 14.1.2010, os diferentes tipos de diesel diferem basicamente pelo teor de enxofre e pelas regiões onde são comercializados.

A Terrana comercializa três categorias de óleo diesel: óleo diesel metropolitano, óleo diesel interior e óleo diesel marítimo.

Para mais informações sobre óleo diesel, visite o site da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) http://www.anp.gov.br/

A Terrana distribui os seguintes tipos de óleo diesel:

Diesel Metropolitano

O óleo diesel metropolitano apresenta teor de enxofre igual a 500 ppm (partículas por milhão), ou uma emissão de 500 miligramas de enxofre por quilo. 
É um combustível bastante utilizado em metrópoles, por possuir em sua composição baixa porcentagem de enxofre.

Diesel Interior

O óleo diesel interior S1800 é o óleo mais indicado para uso fora das grandes cidades, principalmente em áreas rurais e campestres. 
A diferença principal em relação ao óleo diesel metropolitano é o teor de enxofre padrão, limitado a 2000mg/kg, segundo as normas da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) em http://www.anp.gov.br/

Diesel Marítimo

O óleo diesel marítimo apresenta ponto de fulgor com o valor mínimo de 60ºC. 
E utilizado em embarcações de pequeno e médio porte, nos chamados motores auxiliares e em embarcações de grande porte. Para mais informações, visite o site da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) em http://www.anp.gov.br/

Diesel S50

O óleo diesel S50 apresenta uma concentração de enxofre de 50 mg/kg, sendo o diesel que possui menor teor deste elemento, reduzindo em 80% a emissão de particulados e 60% do óxido de nitrogênio. Possui ponto de fulgor mínimo de 38º C. É utilizado na nova geração de motores a diesel produzidos pelas montadoras, especialmente caminhões e ônibus. Este diesel ainda possui 5% de biodiesel em sua composição.