Você está aqui

Afinal, o que é um posto “Bandeira Branca”?

"Um posto Bandeira Branca é um posto sem marca? Será que ele tem uma bandeira branca na frente? O combustível é bom?" Essas são algumas das perguntas que muitas pessoas fazem a respeito do posto Bandeira Branca. Nesse artigo, nós vamos tirar algumas dúvidas e explicar um pouco sobre esse tipo de posto revendedor.

Um ponto é certo: a cada ano que passa, aumenta a quantidade de postos Bandeira Branca no Brasil.

Mas afinal onde fica essa "bandeira"? No glossário da distribuição de combustíveis, Bandeira nada mais é do que a marca da distribuidora que fornece o combustível para o posto revendedor. Ou seja, é o posto que ostenta a marca de uma distribuidora. Ele só poderá comprar e revender o combustível daquela marca específica, visto que ele possui um contrato de exclusividade com aquela distribuidora. É um bom negócio, por exemplo, para empreendedores de postos que ainda não possuem uma clientela já fixa e bem definida, pois ao se associar a uma distribuidora já estabelecida no mercado, passa a receber toda a credibilidade inerente a ela.

Já o posto Bandeira Branca é aquele revendedor que optou por não exibir ou se associar com exclusividade a nenhuma marca, muitas vezes criando sua própria marca. Enquanto bandeira branca, ele está livre para comprar e revender o combustível da distribuidora que melhor lhe atender.

Em última análise, vale ressaltar que tanto postos embandeirados quanto postos bandeira branca compram e revendem o combustível das distribuidoras disponíveis no mercado. A diferença é que o posto embandeirado adquire e revende o combustível apenas da distribuidora à qual está ligado; e o posto bandeira branca não ostenta a marca de nenhuma distribuidora (podendo ou não ter uma marca própria), e pode adquirir e revender o combustível de uma ou mais distribuidoras de combustível.

1Anuário Estatístico Brasileiro do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - 2018
http://bit.ly/ANP-Anuario-2018