Você está aqui

Como colocar seu posto no Waze

Waze - Terrana Combustíveis

Vamos começar do princípio - o que é o Waze? É certo que os motoristas que trabalham com os aplicativos da moda como EasyTaxi, 99 ou Uber sabem o que é o Waze porque o utilizam em larga escala. Está aí uma primeira grande razão para lerem esse artigo: Se quem usa seu carro para trabalhar utiliza o Waze, é importante encontrar os postos de abastecimento nessa plataforma. Nesse artigo vamos explicar o que é o aplicativo Waze, porque é importante estar lá e como.

O que é o Waze?

O Waze é um aplicativo de mapas sociais que monitora o trânsito em tempo real e auxilia as pessoas a se localizarem. O aplicativo possui um sistema “inteligente”, que vai “aprendendo” as rotas mais utilizadas pelos usuários. Além disso, ao sugerir caminhos diversos, ele leva em conta acidentes, bloqueios, obras e engarrafamentos. Ele utiliza um sistema de navegação GPS, faz uso de informações do Google Maps, possui tecnologia própria e permite uma interação semelhante a uma rede social, em que usuários podem incluir informações como acidentes na pista ou radares ao longo da rota. Tudo isso fez com que o próprio Google comprasse o Waze em 2013. Motoristas de Uber, por exemplo, podem escolher no aplicativo se utilizam os mapas do próprio Uber, do Google Maps ou do Waze.

O básico para ser localizado?

O Waze se baseia em sua própria rede social, mas está integrado à busca do Google, do Google Maps e do Foursquare. Então o primeiro passo é estar presente nessas plataformas. É recomendado que seu posto tenha um website e que ele esteja indexado no Google. Verifique se o seu posto já não está listado no Google Maps. Busque pelo endereço ou o pelo nome do estabelecimento. Você pode sugerir mudanças e até assumir a propriedade do local perante o Google desde que comprove o direito de editar as informações pertinentes. Pode fazer por telefone ou enviando documentos ao Google. Se o seu posto ainda não está listado, há a opção de ir direto ao Google Meu Negócio e inserir a sua empresa. 

Presença no Waze

Existe no Waze uma função super interessante: a pesquisa por preço de combustível, função em que ele mostra os preços nos postos próximos ao motorista. Para que seu posto possa participar dessa cotação, ele precisa estar mapeado corretamente no aplicativo. O Waze tem uma página para explicar com detalhes como você pode assumir a edição de sua presença nos mapas do aplicativo: https://wazeopedia.waze.com/wiki/Brazil/Postos_de_gasolina

Nessa página, você pode cadastrar seu posto associando-o a alguma marca conhecida que já está listada no Waze ou informar se seu posto é Bandeira Branca. Há, inclusive, um cadastro para novas marcas.

Como anunciar na plataforma Waze

Se seguiu os passos até aqui e deu tudo certo, são grandes as chances de você começar a notar um fluxo maior de clientes em seu posto de gasolina. Mas ainda dá para se destacar mais: é possível fazer anúncios pagos no aplicativo de três formas:

1) Quando o usuário realizar uma pesquisa próxima do seu posto, ele recebe destaque;
2) Dentro do mapa na rota dos usuários em formato de “pino” (se seu posto estiver corretamente cadastrado, o usuário poderá traçar uma rota até ele, por exemplo);
3) Seu anúncio é exibido quando o motorista estaciona em determinada região, mesmo que não esteja procurando nada.

Seguindo esses passos você incrementa a presença digital de seu posto! Boa sorte nessa empreitada!