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Você que é dono de posto de gasolina: 5 atitudes simples que irão fidelizar seus clientes

Fidelizar o cliente é o maior desejo dos donos de postos de gasolina. Porque combustível não se compra só uma vez. Dependendo da atividade do indivíduo, há quem precise abastecer o veículo todo dia. Então, como fazer para que esse cliente prefira abastecer no seu posto e não no posto vizinho?

Um dos segredos para se vencer esse grande desafio é apostar na oferta de serviços adicionais para os clientes. E quem oferece os serviços adicionais para o cliente é o frentista. O frentista é o cartão de visitas do seu posto: é ele quem tem contato direto com o cliente e é ele quem representa a personalidade do seu posto. Através dessas "5 frases mágicas" vindas do seu frentista, você aumentará muito as chances de encantar e fidelizar muitos clientes para o seu posto. Confira:

1) Vamos verificar a água no limpador de parabrisa?

A maioria dos motoristas só se lembra da água no limpador de parabrisa na hora que precisa dela, muitas vezes quando o reservatório está, pasmem, vazio! O frentista deve abrir o reservatório do limpador de parabrisa, verificar o nível de água e completar. Sempre que o cliente do seu posto precisar limpar os vidros e verificar que o carro tem água disponível para isso, ele lembrará do bom serviço do seu posto, que completou o reservatório para ele.

2) Posso ver o nível de água no radiador?

O sistema de arrefecimento é responsável por manter o motor operando em uma faixa de temperatura ideal constante o maior tempo possível, independente da exigência à qual o motor esteja submetido. Então o frentista deve verificar o nível de água e se precisar completar, deve fazê-lo com o motor ligado e, depois de completo, fechar o radiador com a tampa. Importante: devemos evitar colocar água pura no sistema; ela é ácida e com o tempo pode provocar a oxidação do bloco do motor, de modo que esses resíduos podem entupir o radiador. Se ao fazer a verificação do nível do líquido de arrefecimento for constatado que ele está sujo (cor de barro), há sinais de corrosão interna do bloco do motor. Desta forma, é recomendável a imediata troca do líquido e limpeza do sistema. Tal limpeza deve ser feita sistematicamente a cada 30 mil Km ou cada 24 meses.

3) Posso lavar os vidros?

Durante a lavagem dos vidros, o frentista também mostra suas habilidades! Mas cuidado: antes de lavar os vidros, peça ao cliente para fechar as janelas. Lave bem os vidros e limpe as palhetas com sabão. Se for possível, lave também os faróis e retrovisores. O cliente ficará encantado!

4) Vamos verificar a calibragem dos pneus?

Quanto você cobra para calibrar o pneus dos clientes? Se esse serviço é gratuito no seu posto, tenha em mente que a maioria dos clientes não sabe disso, então vale a pena reforçar a informação. Ofereça o serviço e lembre-se: Motos devem calibrar semanalmente. O frentista deve orientar o cliente sobre o correto posicionamento do veículo (de modo que o bico de ar possa alcançar todas as rodas) e perguntar ao motorista qual a calibragem desejada. E lembre-se: um carro tem, no mínimo, 5 pneus - não esqueça do estepe!

5) Posso esvaziar a sacolinha de lixo?

Já pensou que surpresa para o seu cliente se seu frentista oferecer esse serviço? Essa é a superação de um bom atendimento. Seu posto se diferenciará da concorrência por pequenas ações como essa por parte dos frentistas.

Trabalhar a fidelização dos clientes é primordial para a sustentabilidade de qualquer negócio. Cuide para que seus frentistas estejam sempre treinados e cientes de suas atribuições, afinal, o interesse também é deles, não é mesmo?