• Lucas Bueno

5 passos para uma boa gestão de posto de gasolina

A boa gestão de um posto de gasolina pode resultar em eficiência dos serviços prestados e na conversão de lucro para a empresa. Embora pareça uma tarefa simples, é preciso conscientizar-se a respeito dos passos que são fundamentais para gerar benefícios. Nesse sentido, a Terrana Combustíveis produziu este artigo para que você possa conhecê-los. Boa leitura!




O que deve constar em um posto de gasolina?


Para que um posto de gasolina se torne referência em uma dada região, é necessário que esse apresente aspectos tidos como diferenciais frente aos concorrentes. No entanto, para chegar a esse ponto, os profissionais responsáveis pela gestão do negócio precisam seguir alguns passos. A montagem de uma boa estrutura comunicacional, gestão ambiental e a definição de um bom fornecedor estão entre eles. A seguir, falamos mais a respeito de cada um. Confira!


Estrutura comunicacional


A boa comunicação do posto de gasolina pode fazer toda a diferença no que diz respeito à interação do público com a empresa. Para isso, o fundamental é que seja traçado um perfil de público que se deseja alcançar e quais são as formas de comunicação que podem atingi-lo. Dessa forma, a formação de boa estrutura comunicacional, em longo prazo, poderá ser revertida em lucro para a empresa. Além disso, também poderá atuar como uma forma de garantir novos clientes.


Gestão ambiental


Práticas de gestão ambiental dentro de um posto de gasolina podem ser vistas como um grande diferencial. Por conta disso, elas devem constar entre os principais passos para o sucesso do negócio. Práticas como a avaliação periódica das válvulas e bombas para impedir vazamentos são formas de colocar em prática a gestão ambiental. Assim, será possível prevenir riscos de contaminação do meio ambiente.


Orientação dos funcionários


Tendo sido definida a gestão ambiental do projeto do posto de gasolina, é chegado o momento de treinar os funcionários. Eles precisam ser bem orientados para proceder o atendimento ao cliente de forma clara. Logo, os funcionários devem conhecer as principais informações de cada produto que é oferecido no posto de gasolina e qual tipo de veículo ao qual ele se destina.

O treinamento dos funcionários é fundamental levando em consideração que eles são o principal meio de contato entre a empresa e o cliente final.


Medidas de segurança


Investir em equipamentos que garantam a segurança do posto de gasolina é ideal para evitar fraudes e prejuízos. Esse modelo de empreendimento é visado por pessoas de

má-fé, assim vale a pena se manter atento aos recursos que podem ser utilizados como forma de evitar assaltos. Desse modo, câmeras e alarmes podem servir como um modo de alerta. Lembre-se de que a finalidade principal é assegurar a vida dos funcionários e impedir que os produtos sejam saqueados ou adulterados.


Fornecedor


A escolha de um bom fornecedor também faz parte da gestão deste modelo de empreendimento. Para que o posto de gasolina torne-se confiável na visão da comunidade que utiliza seus produtos, é preciso que ele ofereça produtos de boa procedência. Ademais, o provedor desses recursos também deve garantir um preço que seja ideal para que seu cliente possa garantir lucro ao final do processo de venda.


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