top of page
  • Lucas Bueno

Como calcular o consumo de combustível: aprenda o básico!

Atualizado: 27 de mar. de 2023

Introdução


O controle sob o consumo de combustível é a chave para uma experiência de direção mais econômica e aumenta a previsibilidade para as próximas rotas. Caso você seja o motorista ou precise gerenciar o consumo de uma frota, é essencial que você tenha esse controle em mãos e consiga estimar o consumo de combustível do seu veículo. Portanto, leia este artigo até o final para que todos os conceitos acerca deste assunto sejam entendidos e aplicados no seu dia a dia.





Qual a importância de saber calcular o consumo de combustível?


A importância da previsão de consumo e em como calculá-lo está na previsibilidade e nos benefícios envolvidos nisso. Saber quanto o seu veículo consome por quilômetro facilita o controle de custos da viagem, evitando que se gaste mais do que necessário e/ou evitando que o veículo sofra de “pane seca” ou qualquer outro problema causado pela falta de combustível.


Cálculo do consumo de combustível


Pela grande variedade de veículos, existem alguns cálculos que podem ser feitos dependendo de cada tipo. Separamos por categorias para que o entendimento fique mais claro, veja:


Como calcular pelo total de km


Para que você possa calcular o seu consumo de combustível por quilômetro, poderá prosseguir da seguinte maneira: atente-se ao marcador do tanque de combustível, anote a quilometragem exibida no seu computador de bordo e abasteça o seu veículo. Feito isso, acompanhe o consumo até que o marcador de combustível esteja na posição igual a anterior ao abastecimento. Em seguida, divida os quilômetros rodados após o abastecimento pelo número de litros abastecidos.


Exemplo:

250 km rodados após o abastecimento / 20 litros = 12,5 km/L – Para este exemplo, para cada litro o veículo percorre em média 12,5 km.


Como calcular pela parcial de km


Em alguns veículos há a possibilidade de iniciar/reiniciar um contador de km (função trip). Essa ferramenta possibilita ao condutor zerar o contador de km para que consiga ver qual a distância percorrida desde sua última reinicialização.

O cálculo de consumo para quem optar por este modo dispensa anotar a quilometragem marcada durante o abastecimento já que, pós iniciar essa função, a quilometragem exibida será a necessária para o cálculo. Se atentar ao marcador do tanque ainda é necessário neste caso.


Exemplo:

250 km rodados após o início da função / 20 litros = 12,5 km/L


Cálculo Padrão do Veículo


É possível também que o seu veículo tenha essa função de fábrica. Em alguns modelos, essa informação de km por litro pode ser exibida no computador de bordo, não havendo a necessidade de realizar cálculos matemáticos para chegar ao resultado.


Atente-se ao tipo de combustível


O tipo de combustível que seu carro usa é uma informação importante para o cálculo do consumo de combustível. A gasolina tem uma eficiência energética maior que a do etanol, por exemplo. Desse modo, a quilometragem feita com 20 litros de gasolina, não será a mesma feita com 20 litros de etanol. A análise de rendimento deverá levar em consideração o combustível utilizado no momento.


Gostou do nosso artigo sobre como calcular consumo de combustível? Entre em contato conosco. Conte com suporte de especialistas no mercado de combustíveis que ajudam a resolver os principais desafios energéticos do seu negócio.


0 comentário
bottom of page