Todos os dias postos de combustíveis espalhados por todo o Brasil recebem um grande fluxo de clientes. Esses estabelecimentos, por vezes, não conseguem mensurar ou mensuram de forma limitada a percepção de seus clientes acerca dos produtos e serviços que são ofertados ali. Esse erro pode trazer prejuízos ao posto, tendo em vista que um problema pode estar passando desapercebido pelo gerente ou o proprietário e fazendo com que clientes não retornem ou até mesmo tornem pública a sua insatisfação. Neste artigo, abordaremos a importância de mensurar a satisfação do cliente e como você pode melhorar a sua gestão através desta pesquisa.
A importância da mensuração da satisfação dos clientes
O cliente é o principal ativo de qualquer negócio. Sem ele, é impossível que um estabelecimento se sustente. Sendo assim, é de extrema importância que sua opinião e satisfação seja levada em consideração nas tomadas de decisões e formas de oferta dos produtos e serviços. Além disso, não estar atento a percepção de seus consumidores é dar margem para que seus concorrentes o façam e saiam na frente.
Portanto, é inegável a importância da pesquisa de satisfação e que o seu negócio deve aplicá-la. Por isso, abordaremos no próximo tópico algumas das principais práticas que irão te auxiliar neste processo. Confira.
Formas de mensurar a satisfação dos clientes
Com o avanço da tecnologia, o mundo digital se faz cada vez mais presente em nossa rotina e isso inclui também descobrir se um posto de combustível possui um bom serviço ou não. Em virtude disso, há ferramentas online que permitem clientes avaliarem estabelecimentos que visitaram e que você pode utilizar destas ferramentas para melhorar as suas ofertas.
Aplicativos de localização
Os aplicativos de GPS possuem milhões de usuários ativos mensalmente no Brasil e possuem funcionalidades cada vez mais interativas e robustas. Além de poder encontrar o endereço do local pesquisado na plataforma, o usuário poderá avaliar ou apenas visualizar as avaliações feitas por outros usuários. Deste modo, acompanhar o que está sendo falado sobre o seu posto de combustível nesse meio é de suma importância, já que muitos de seus clientes utilizam esses aplicativos.
Site de avaliação de satisfação
Antes de adquirir um produto ou um serviço, é comum que pessoas pesquisem experiências de terceiros antes de efetivarem a compra ou até mesmo de visitarem estabelecimentos. Não seria diferente com postos de combustíveis. Acesse sites voltados à avaliação de estabelecimentos comerciais e veja como o seu negócio está sendo avaliado. Caso você deseje responder as avaliações, o que é altamente recomendado, basta reivindicar o estabelecimento como sua propriedade.
Pesquisas através das redes sociais
O uso das redes sociais representa boa parte do dia a dia do brasileiro, já que segundo a pesquisa realizada pela Cuponation, a média brasileira é de quase 5 horas diárias gastas nestas redes. Dentro deste período são realizadas compras, mensagens são enviadas, conteúdos são consumidos e avaliações são feitas. Pessoas publicam suas satisfações e insatisfações a todo instante. Pesquise pelo nome do seu posto de combustível na barra de pesquisa das redes sociais, mesmo que seu negócio não tenha uma conta criada, pessoas podem estar falando sobre ele.
Boa oferta é igual a boa avaliação
Já abordamos sobre a importância de avaliar constantemente a satisfação dos clientes e algumas das formas de fazer isso, porém, é importante relembrar que além de avaliar o que as pessoas pensam sobre seu negócio, realizar melhorias constantes a partir dessas avaliações precisam fazer parte dos seus próximos passos. Aliás, não faz sentido mensurar sem a intenção de melhorar.
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