top of page
  • Lucas Bueno

Qual o prazo de validade para combustíveis armazenados?

Atualizado: 10 de jan.

É comum ao comprarmos um produto nos atentarmos ao prazo de validade. Sejam mercadorias que consumimos no dia a dia ou até mesmo aqueles que não são tão habituais e sabemos que sua deterioração leva um certo tempo. Mas você já se perguntou se o combustível que abastece o seu veículo tem prazo de validade? Essa é uma questão importantíssima não somente para motoristas, como também para empresas que trabalham com a armazenagem desses produtos.


No artigo de hoje essa e as demais dúvidas acerca do assunto serão esclarecidas ponto a ponto.





Combustível tem prazo de validade?


Todo combustível está sujeito a ação do tempo e com isso a perda de suas propriedades é inevitável. Os órgãos reguladores não definem um prazo de validade pré-estabelecido, porém, diversos fatores podem influenciar na durabilidade dos combustíveis armazenados e, possivelmente, aumentar esse seu tempo de vida útil.


O que influencia na validade de combustíveis armazenados?


Alguns fatores vão determinar se o combustível terá um tempo de vida útil maior ou menor, fazendo com que a atenção acerca desses seja de vital importância. Alguns dos fatores são:


- Composição química do produto;

- Nível de contato do combustível com o ar ambiente;

- Impurezas no interior do tanque de armazenagem;

- Temperatura do tanque;

- Tipo de Refino.


Validade da Gasolina


A ANP (Agência Nacional de Petróleo) não estabelece uma validade para a gasolina. Contudo, especialistas afirmam que dentro de condições de armazenagem e movimentação adequadas, ela pode ser armazenada por até 3 meses.


Gasolina Aditivada: O prazo para a aditivada é maior, pois os aditivos que compõem a gasolina contêm antioxidantes, o que retardará o processo de envelhecimento da gasolina. Além de beneficiar a limpeza e evitar a formação de depósitos no tanque e nos sistemas de injeção de combustível.


Validade do Etanol


O Etanol possui uma durabilidade maior quando comparado a Gasolina. Apesar de, também, não haver um prazo de validade estabelecido pela ANP, isso significa que até perder suas propriedades e dificultar o processo de combustão levará mais tempo. As propriedades do Etanol previnem a formação de borra, diferente da Gasolina e do Diesel, fazendo deste o combustível de maior durabilidade.


Validade do Diesel


Assim como no Etanol e Gasolina, o Diesel também não possui prazos pré-estabelecidos para a validade. Para o Diesel, segundo o Manual de Diesel 2023 (criado pela Petrobras):"... movimentado e armazenado conforme as recomendações, não são observados problemas dentro de um prazo médio de, pelo menos, 30 dias."


Todos os prazos apresentados são uma média e podem sofrer variações de acordo com os diversos fatores apresentados no tópico “O que influencia na validade de combustíveis armazenados?”.


Para garantir a qualidade do seu combustível, seja o armazenado ou que abastece o tanque do seu veículo, há análises simples e eficazes que garantem sua qualidade.

Os ensaios disponíveis são:


- Para a gasolina: densidade, aspecto e teor de álcool.

- Para o etanol: densidade, aparência e teor alcoólico.

- Para o diesel: densidade e aparência.


Optar por combustíveis aditivados e manter essa escolha sempre que abastecer também é garantia de qualidade e maior durabilidade. Além disso mantenha seu veículo ou tanque de armazenagem bem como todos os sistemas inclusos na movimentação e/ou distribuição do combustível, com sua manutenção e limpeza em dia. Se seu veículo for ficar parado na garagem por muito tempo, seria importante ligar o motor e andar um pouco com ele, talvez uma volta no quarteirão, ao menos uma vez por semana.


Consequências do combustível vencido


Após o período de eficácia do combustível, caso ele ainda esteja armazenado no tanque, é possível que você enfrente alguns problemas em decorrência disso, tais como:


· Dificuldade na combustão;

· Aumento de consumo;

· Filtro de combustível danificado;

· Rendimento menor do veículo;

· Aumento de gastos com manutenção.


Como evitar a diminuição da vida útil do combustível?


Ao tomarmos algumas atitudes podemos usufruir de todo o tempo de qualidade máxima do produto. São essas:


· Limpeza do tanque em dia;

· Tanque bem vedado;

· Estar atento a temperatura externa;

· Atenção ao nível do tanque, não deixe-o próximo de sua capacidade mínima.


Por último, mas não menos importante, a qualidade do combustível. Para que você não tenha dores de cabeça é crucial que o seu combustível seja de qualidade e atenda todos os parâmetros de qualidade. Na Terrana você encontra esse combustível. Entre em contato com nossos especialistas e descubra as melhores soluções para o seu negócio.

2 comentários

2 Comments


Josafá Madeiro
Josafá Madeiro
Nov 30, 2022

Costumo guardar Etanol em galões de plásticos. Passo até 4 meses para usar, isso pode predicar o funcionamento do veículo, ou não?

Like

jfernandocarvalho
Feb 22, 2022

Tenho 15 litros de etanol Armazenado e um galão bem fechado e guardado dentro de um depósito , livre do tempo , posso usar no meu carro?

Like
bottom of page