• Lucas Bueno

Qual o prazo de validade para combustíveis armazenados?

É comum ao comprarmos um produto nos atentarmos ao prazo de validade. Sejam mercadorias que consumimos no dia a dia ou até mesmo aqueles que não são tão habituais e sabemos que sua deterioração leva um certo tempo. Mas você já se perguntou se o combustível que abastece o seu veículo tem prazo de validade? Essa é uma questão importantíssima não somente para motoristas, como também para empresas que trabalham com a armazenagem desses produtos.


No artigo de hoje essa e as demais dúvidas acerca do assunto serão esclarecidas ponto a ponto.





Combustível tem prazo de validade?


Todo combustível está sujeito a ação do tempo e com isso a perda de suas propriedades é inevitável. Há combustíveis com prazos de validade pré-estabelecidos e outros que necessitarão apenas de verificação periódica e que podem variar de acordo com suas especificações únicas e as condições a quais são submetidos.


O que influencia na validade de combustíveis armazenados?


Alguns fatores vão determinar se o combustível terá um tempo de vida útil maior ou menor, fazendo com que a atenção acerca desses seja de vital importância. Alguns dos fatores são:


- Composição química do produto;

- Nível de contato do combustível com o ar ambiente;

- Impurezas no interior do tanque de armazenagem;

- Temperatura do tanque;

- Tipo de Refino.


Validade da Gasolina


A ANP (Agência Nacional de Petróleo) estabelece a validade mínima de 6 meses. Esse período é estabelecido através do “Período de Indução”, que tem por finalidade submeter a gasolina a um teste de indução de oxigênio por 6 horas, no mínimo, e cada hora é estimado 1 mês da garantia da eficácia do produto.


Gasolina Aditivada: O prazo para a aditivada é bem maior, pois os aditivos que compõem a gasolina contêm antioxidantes, o que retardará o processo de envelhecimento da gasolina. Além de beneficiar a limpeza e evitar a formação de depósitos no tanque e nos sistemas de injeção de combustível. O prazo pode dobrar em relação a gasolina comum.


Validade do Etanol


O Etanol possui uma durabilidade maior quando comparado a Gasolina. Apesar de não haver um prazo de validade estabelecido pela ANP, isso significa que até perder suas propriedades e dificultar no processo de combustão levará mais tempo. As propriedades do Etanol previnem a formação de borra, diferente da Gasolina e do Diesel, fazendo deste o combustível de maior durabilidade.


Validade do Diesel


Assim como no Etanol, o Diesel também não possui prazos pré-estabelecidos para a validade. Para o Diesel S10 é aconselhável que o produto seja armazenado em um período de no máximo 3 meses, principalmente devido ao biodiesel que é misturado ao diesel, já que propicia o acúmulo de água e borra no tanque. Já o Diesel S500 tem um prazo maior de armazenagem devido a sua capacidade de maior resistência a absorção de água, sem perder qualidade.


Todos os prazos apresentados são uma média e podem sofrer variações de acordo com os diversos fatores apresentados no tópico “O que influencia na validade de combustíveis armazenados?”.


Para garantir a qualidade do seu combustível, seja o armazenado ou que abastece o tanque do seu veículo, há análises simples e eficazes que garantem sua qualidade.

Os ensaios disponíveis são:


- Para a gasolina: densidade, aspecto e teor de álcool.

- Para o etanol: densidade, aparência e teor alcoólico.

- Para o diesel: densidade e aparência.


Optar por combustíveis aditivados e manter essa escolha sempre que abastecer também é garantia de qualidade e maior durabilidade. Além disso mantenha seu veículo ou tanque de armazenagem bem como todos os sistemas inclusos na movimentação e/ou distribuição do combustível, com sua manutenção e limpeza em dia. Se seu veículo for ficar parado na garagem por muito tempo, seria importante ligar o motor e andar um pouco com ele, talvez uma volta no quarteirão, ao menos uma vez por semana.


Consequências do combustível vencido


Após o período de eficácia do combustível, caso ele ainda esteja armazenado no tanque, é possível que você enfrente alguns problemas em decorrência disso, tais como:


· Dificuldade na combustão;

· Aumento de consumo;

· Filtro de combustível danificado;

· Rendimento menor do veículo;

· Aumento de gastos com manutenção.


Como evitar a diminuição da vida útil do combustível?


Ao tomarmos algumas atitudes podemos usufruir de todo o tempo de qualidade máxima do produto. São essas:


· Limpeza do tanque em dia;

· Tanque bem vedado;

· Estar atento a temperatura externa;

· Atenção ao nível do tanque, não deixe-o próximo de sua capacidade mínima.


Por último, mas não menos importante, a qualidade do combustível. Para que você não tenha dores de cabeça é crucial que o seu combustível seja de qualidade e atenda todos os parâmetros de qualidade. Na Terrana você encontra esse combustível. Entre em contato com nossos especialistas e descubra as melhores soluções para o seu negócio.

0 comentário

MAPA DO SITE

0800-727-9102

Atendimento ao Cliente

Segunda a Sexta - 07h às 18h

2021 © Terrana Distribuidora de Combustíveis. Todos os direitos reservados.