• Lucas Bueno

Você conhece as principais características da Gasolina?

O posto de combustível no qual você é dono costuma ter alta demanda por gasolina? Em caso de sim, é válido conhecer e orientar os funcionários a respeito dessas características da gasolina. Assim, você terá não somente melhoria no serviço, mas também a orientação correta para os clientes sobre o produto. Pensando nisso, a Terrana Combustíveis produziu este artigo! Continue a leitura e descubra as características da gasolina de acordo com cada tipo.




Como são obtidas as Gasolinas e suas principais características


A gasolina é um combustível obtido do refino do petróleo, composto, basicamente, por uma mistura de hidrocarbonetos (compostos orgânicos que contêm átomos de carbono e hidrogênio), dessa maneira, torna-se conhecida por ser uma substância volátil e inflamável. Os processos de refino utilizados na produção da gasolina compreendem várias etapas. De um modo geral, o processo começa com uma simples separação física denominada destilação. Da destilação aproveita-se a nafta e o gasóleo para a produção da gasolina. O gasóleo passa por um processo complexo, que modifica a estrutura das moléculas, chamado craqueamento catalítico. A partir desse processo, é obtida uma outra nafta, chamada nafta de craqueamento, que pode ser adicionada à nafta de destilação para a produção de gasolina.


Para a produção da gasolina tipo Premium são utilizados processos ainda mais sofisticados, que fornecem correntes de elevada octanagem, como a alquilação e a reforma catalítica. Além da octanagem, outros fatores devem ser considerados para a produção de uma gasolina de qualidade elevada, como, por exemplo, a sua volatilidade, estabilidade e corrosividade, de forma a garantir o funcionamento adequado dos motores.

O tempo para produção de uma gasolina varia, dependendo do tipo de petróleo, do processo utilizado, da quantidade que se precisa produzir e do tipo de gasolina (comum ou premium). Esse tempo pode levar de algumas horas, até uma semana.


Qual é a cor original das gasolinas?


As gasolinas variam de incolor a amareladas, e isso acontece em função da composição química e dos diversos processos de refino.


Características da Gasolina: Comum, Aditivada e Premium


Atualmente, no mercado, elas podem ser encontradas de três tipos: Comum, Aditivada e Premium. Por conta disso, faz-se tão importante compreender as características da gasolina.

Na sequência, separamos os tipos e definimos quais são as diferenciações que existem entre eles.


Gasolina Comum


A Gasolina Comum é considerada a mais pura em relação aos outros tipos. Isso acontece devido ao fato de o produto ser o mais próximo da estrutura bruta, que é encontrada nas refinarias. No entanto, vale destacar que, de acordo com a lei, ela não está disponível para à venda com o formato puro, mas com a adição de 27% de etanol anidro (isento de água), que a Torna comercialmente conhecida como Gasolina C. Assim, não é possível considerá-la completamente pura.

Uma das principais características da Gasolina Comum é não apresentar aditivos. A falta desses, ao longo prazo, pode provocar o acúmulo de resíduos sobre as válvulas do motor, bicos injetores, velas, reduzindo assim sua performance.

Gasolina Aditivada


A Gasolina Aditivada é composta por aditivos e dispersantes químicos que podem ajudar na limpeza do motor. Esse detergente ajuda a “desprender” a sujeira, já os dispersantes removem essa sujeira. Ainda existe o FMT que cria uma película de proteção nas partes internas do motor e reduz o atrito, com menos atrito a energia que seria desperdiçada pelo motor é mais bem aproveitada em forma de potência nas acelerações. Dentre as características da gasolina aditivada, pode-se destacar uma melhoria no que diz respeito ao desempenho do veículo, com o uso constante. Também tem a obrigatoriedade de receber a adição de 27% de etanol anidro (isento de água).


Gasolina Premium


O último tipo de Gasolina a ser tratado neste artigo é a Premium, e sua principal diferença está na octanagem, super alta, a Premium possui aditivos e dispersantes que também ajuda na conservação e limpeza do motor. Esse tipo de combustível terá efeito significativo somente em carros de alta taxa de compressão dos motores, nos demais veículos o efeito da premium acaba sendo imperceptível. Ela também possui uma quantidade menor de enxofre e alta resistência a oxidação.


Onde comprar combustível eficiente?


Agora que você conheceu as características da gasolina e pode explicá-las aos seus clientes com propriedade, é preciso definir onde comprar o combustível. Conte com a Terrana Combustíveis para fazer a reposição de combustível na sua empresa, seja ela indústria, focada em transporte ou posto de gasolina.

MAPA DO SITE

0800-727-9102

Atendimento ao Cliente

Segunda a Sexta - 07h às 18h

2020 © Terrana Distribuidora de Combustíveis. Todos os direitos reservados.