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A importância do frentista no sucesso do Posto de Gasolina

Frentista Posto de Combustíveis - Terrana

João, frentista, ajeita seu uniforme impecável. É o seu primeiro dia de trabalho. Tudo está "fresquinho" em sua cabeça: como se comportar, o que falar, as medidas de segurança e tudo o que aprendeu no treinamento. Sua presença é essencial para o sucesso do Posto de Gasolina. Sua função requer muita atenção e cuidado. João sabe que precisa ser proativo, ter boa comunicação, entender um pouco da mecânica dos automóveis e ser organizado. Além disso, encara o novo trabalho como uma ótima oportunidade para por em prática suas habilidades em vendas.

Nem sempre foi assim...

No passado, os frentistas eram chamados de "bombeiros" porque manuseavam as bombas de combustível. Eles não tinham uma comunicação visual, usavam qualquer roupa, muitos fumavam dentro do posto, não precisavam ter estudo, o salário era só o “caixinha”, não sabiam informática, não tinham benefícios e muitos andavam no posto de chinelos e mãos sujas. Hoje em dia, o que se observa no mercado é que esse profissional precisa ter pelo menos o ensino fundamental, participar de treinamentos constantes e ser bom vendedor. Costuma dar opinião nas decisões do negócio e têm registro na carteira profissional.

Nesse artigo aqui do site que informa sobre a lei que determina obrigatoriedade na contratação de frentistas, verifica-se que ela foi instituida com o argumento de proteger a profissão, mas que pode ser revogada, o que liberaria as bombas de autoatendimento no Brasil. Independente disso, no entanto, um fato é inquestionável: o fator humano no atendimento faz muita diferença, de modo que o frentista acaba se tornando o "cartão de visitas" do posto.

Frentista bem treinado: Segredo do Sucesso

Diante disso, é muito importante não apenas que os donos de postos estejam sempre atentos ao atendimento que está sendo prestado aos clientes, mas também que os funcionários do posto como um todo estejam cientes da importância de sua atuação como responsáveis pelo sucesso do posto. A maioria dos clientes sempre voltarão se tiverem, na figura da frentista do seu posto, uma pessoa de confiança e conhecedora do assunto em que trabalha.