top of page
  • Lucas Bueno

Como tornar seu posto de combustível mais sustentável?

Atualizado: 27 de mar. de 2023

À medida que o mundo muda para práticas mais ecológicas, é importante que as empresas de todos os setores considerem seu próprio impacto no meio ambiente, além de conscientizarem seus clientes e parceiros de negócio. Com postos de combustíveis não seria diferente, ainda mais atuando em um mercado onde as discussões sobre sustentabilidade são recorrentes e muitos clientes estão se tornando mais conscientes do meio ambiente e podem optar por frequentar postos de gasolina que se esforçam pela sustentabilidade.


Ícone de posto de combustível centralizado a um fundo sustentável

Para ajudar você, empresário (a), a fazer a operação do seu posto de combustível mais sustentável, separamos neste artigo, algumas dicas e estratégias que o nortearão neste processo. Veja o que pode ser feito.


Implemente programas de reciclagem: muitos postos de gasolina geram muitos resíduos, desde sacolas plásticas até recipientes de óleo vazios. Ao implementar programas de reciclagem, você pode reduzir a quantidade de lixo que sua estação produz e manter materiais nocivos fora dos aterros sanitários.


Invista em equipamentos energeticamente eficientes: A atualização para equipamentos energeticamente eficientes pode ajudar a reduzir o consumo geral de energia do seu posto. Isso inclui itens como iluminação LED.


Forneça educação sobre práticas sustentáveis: Os postos de gasolina podem fornecer educação sobre práticas sustentáveis para clientes e funcionários. Por exemplo, fornecendo informações sobre como reciclar, como reduzir o consumo de energia ou como reduzir o desperdício.


Escolha um fornecedor confiável: as regulamentações governamentais relacionadas ao meio ambiente estão se tornando cada vez mais rígidas, e ter um fornecedor que esteja ciente e em conformidade com essas regulamentações pode ajudar seu posto de gasolina a evitar penalidades e multas.


Realize auditorias regulares: Avalie regularmente as práticas de sustentabilidade no seu posto e identifique áreas para melhoria. Essas avaliações ajudarão você a ficar por dentro das novas tecnologias e regulamentações, bem como de todas as áreas em que você está deixando a desejar.


Desenvolva um Plano de Redução de Carbono: Um plano de sustentabilidade com resultados mensuráveis irá diferenciar sua empresa e contribuir positivamente para enfrentar os novos cenários do mercado de energia e combustível. Para criar um consistente plano de sustentabilidade, conte com os especialistas da Terrana. Fornecemos soluções personalizadas projetadas para atender às necessidades específicas de cada cliente, desde a medição das emissões até o auxílio no design e implementação de uma estratégia de redução de emissões de longo prazo e na comunicação de conquistas de maneira confiável a todas as partes interessadas relevantes. Entre em contato com o time.


Ao implementar essas estratégias, você pode tornar seu posto de gasolina mais sustentável, além de reduzir o impacto ambiental e estará fazendo sua parte para ajudar a proteger o planeta para as gerações futuras.

0 comentário
bottom of page