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  • Lucas Bueno

Diferenças entre Diesel S10 e Diesel S500

Atualizado: 17 de set. de 2020

O diesel é considerado um dos combustíveis com grande demanda no mercado. No entanto, existem diversos tipos de diesel. Escolher o melhor deles é fundamental para que o veículo possa garantir o desempenho correto. Neste artigo, a Terrana Combustíveis separou as principais diferenças entre o tipo S10 e S500. Boa leitura!


Quais são as diferenças entre os combustíveis diesel S10 e S500?


O diesel é um combustível originado da destilação do petróleo bruto. Ele é constituído por átomos de carbono, hidrogênio, nitrogênio, oxigênio e baixas concentrações de enxofre. Dessa maneira, é possível definir que a modificação entre as taxas dos compostos é capaz de originar diversos tipos de diesel. Nesse sentido, a seguir, separamos as principais diferenças que podem ser encontradas nos tipos S10 e S500, que são os mais comercializados.


Poluição


O diesel S10 possui a concentração de enxofre em sua composição de 10mg para cada 1kg (ou partes por milhão) do produto. Já o S500, apresenta 500 mg/kg (ou partes por milhão) de teor máximo de enxofre . Assim, entre os tipos de diesel, o S500 é considerado o mais poluente. Tendo em vista esse fator, a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) proibiu a utilização do S500 para abastecer carros após 2012. O não cumprimento da regra constitui crime de acordo com o art. 54 das Leis de Crimes Ambientais


Coloração


Uma das principais diferenças encontradas entre os tipos de diesel S10 e S500 é a coloração. Todos os tipos de diesel eram comercializados com a coloração amarelada antes da resolução da ANP nº 65/2011. Com ela, o tipo S500 passou a conter a cor vermelha. A ideia principal contida nessa mudança é impedir que fraudes aconteçam nos postos de combustíveis. Além disso, o cliente torna-se capaz de diferenciá-lo dentre os outros tipos oferecidos, que contêm cor amarela.


Desempenho


O desempenho é um fator que diferencia os tipos de diesel S10 e S500. Esse encontra-se ligado ao número de cetano na fórmula de cada tipo. Logo, quanto maior a quantidade desse composto, mais eficiente é o diesel. O óleo S10 possui o índice de cetano igual a 48, enquanto no S500 esse número cai para 42. Portanto, o diesel S10 além de menos poluente, como já tratamos acima, é o que possui melhor desempenho.


Quantidade de sedimentos


A quantidade de sedimentos dispostos no tanque também é apontada como uma das diferenças entre os tipos de diesel S10 e S500. Diferentemente do desempenho que é modificado de acordo com a taxa de cetano, a quantidade de sedimentos pode ser verificada levando em conta a quantidade de hidrogênio. O diesel S10 possui mais hidrogênio do que o S500 e isso acarreta que ele tenha maior capacidade de solver sedimentos. Assim, pode eliminar mais sujeiras acumuladas tanto no tanque quanto no sistema de combustível.


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