• Lucas Bueno

Diferenças entre Diesel S10 e Diesel S500

Atualizado: Set 17

O diesel é considerado um dos combustíveis com grande demanda no mercado. No entanto, existem diversos tipos de diesel. Escolher o melhor deles é fundamental para que o veículo possa garantir o desempenho correto. Neste artigo, a Terrana Combustíveis separou as principais diferenças entre o tipo S10 e S500. Boa leitura!


Quais são as diferenças entre os combustíveis diesel S10 e S500?


O diesel é um combustível originado da destilação do petróleo bruto. Ele é constituído por átomos de carbono, hidrogênio, nitrogênio, oxigênio e baixas concentrações de enxofre. Dessa maneira, é possível definir que a modificação entre as taxas dos compostos é capaz de originar diversos tipos de diesel. Nesse sentido, a seguir, separamos as principais diferenças que podem ser encontradas nos tipos S10 e S500, que são os mais comercializados.


Poluição


O diesel S10 possui a concentração de enxofre em sua composição de 10mg para cada 1kg (ou partes por milhão) do produto. Já o S500, apresenta 500 mg/kg (ou partes por milhão) de teor máximo de enxofre . Assim, entre os tipos de diesel, o S500 é considerado o mais poluente. Tendo em vista esse fator, a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) proibiu a utilização do S500 para abastecer carros após 2012. O não cumprimento da regra constitui crime de acordo com o art. 54 das Leis de Crimes Ambientais


Coloração


Uma das principais diferenças encontradas entre os tipos de diesel S10 e S500 é a coloração. Todos os tipos de diesel eram comercializados com a coloração amarelada antes da resolução da ANP nº 65/2011. Com ela, o tipo S500 passou a conter a cor vermelha. A ideia principal contida nessa mudança é impedir que fraudes aconteçam nos postos de combustíveis. Além disso, o cliente torna-se capaz de diferenciá-lo dentre os outros tipos oferecidos, que contêm cor amarela.


Desempenho


O desempenho é um fator que diferencia os tipos de diesel S10 e S500. Esse encontra-se ligado ao número de cetano na fórmula de cada tipo. Logo, quanto maior a quantidade desse composto, mais eficiente é o diesel. O óleo S10 possui o índice de cetano igual a 48, enquanto no S500 esse número cai para 42. Portanto, o diesel S10 além de menos poluente, como já tratamos acima, é o que possui melhor desempenho.


Quantidade de sedimentos


A quantidade de sedimentos dispostos no tanque também é apontada como uma das diferenças entre os tipos de diesel S10 e S500. Diferentemente do desempenho que é modificado de acordo com a taxa de cetano, a quantidade de sedimentos pode ser verificada levando em conta a quantidade de hidrogênio. O diesel S10 possui mais hidrogênio do que o S500 e isso acarreta que ele tenha maior capacidade de solver sedimentos. Assim, pode eliminar mais sujeiras acumuladas tanto no tanque quanto no sistema de combustível.


Gostaria de saber onde encontrar combustível de qualidade? Conheça a Terrana Combustíveis! Somos uma distribuidora de combustíveis com atuação em diversas regiões do Brasil. Oferecemos todos os tipos de diesel, etanol e gasolina para indústrias, empresas de transporte e postos. Entre em contato conosco e descubra as vantagens de ser nosso cliente!

MAPA DO SITE

0800-727-9102

Atendimento ao Cliente

Segunda a Sexta - 07h às 18h

2020 © Terrana Distribuidora de Combustíveis. Todos os direitos reservados.