top of page
  • Lucas Bueno

Energia renovável: o que é, para que serve e principais tipos

Atualizado: 27 de mar. de 2023

A energia renovável é a fonte de energia que está prontamente disponível e pode ser reabastecida rapidamente. Ela representa um vasto e em expansão mercado global com uma grande variedade de fontes de energia. Alguns dos tipos mais comuns de energia renovável são: energia hidráulica, energia eólica, energia solar e biomassa.


O mercado global de produtos de energia renovável está em constante crescimento. No Brasil, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), somente em 2019, a matriz energética do País teve participação de 45% de fontes renováveis.


Este artigo explica os tipos de energia renovável, onde se originaram nossas atuais fontes de energia renovável e quais os seus benefícios.





O que é energia renovável?


A energia renovável é a energia obtida a partir de recursos naturais que são constantemente reabastecidos, ao contrário das fontes de energia não renováveis que são extraídas de recursos finitos.

Ela é obtida de fontes que são naturalmente regeneradoras. Por exemplo, os ventos que podem ser usados para acionar turbinas também podem ser usados para girar geradores. Quanto mais imediato um recurso, mais útil ele é como uma fonte de energia renovável.


Fontes de energia renovável


As fontes de energia renovável são as várias formas de energia derivadas da natureza que podem ser nutridas ou restabelecidas continuamente. Explicamos abaixo como funcionam os tipos mencionados anteriormente:


Energia solar: É a radiação do sol que é capturada e utilizada para gerar eletricidade ou calor. Esse tipo de energia, representava 2% da matriz elétrica do Brasil até o primeiro semestre do último ano (2021).


Energia eólica: Ventos que fluem naturalmente através das paisagens e que podem ser usados para acionar geradores. A energia eólica transforma a energia do vento em energia útil. Conforme mostram os dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), esse tipo representa cerca de 10% da matriz elétrica brasileira.


Energia hidráulica: A energia hidráulica é gerada quando o fluxo de água é utilizado para girar turbinas, as quais, por sua vez, produzem eletricidade. O Brasil possui a segunda maior hidrelétrica do Mundo, localizada na fronteira com o Paraguai.


Energia da biomassa: Derivada da matéria orgânica através da utilização de produtos residuais como resíduo vegetal e animal.


Benefícios da Energia Renovável


O principal benefício de utilizar qualquer forma de energia renovável é que ela fornece uma fonte de energia confiável, consistente e previsível que é livre de emissões de combustíveis fósseis.


Além disso, as fontes de energia renováveis são consideradas sustentáveis, devido à sua dependência de recursos naturalmente renováveis. Por exemplo, as turbinas eólicas podem ser projetadas para serem facilmente substituídas ou reformadas depois de desgastadas, enquanto os painéis solares só têm que ser substituídos a cada duas ou três décadas.

Estes fatores tornam a energia renovável atraente como uma fonte alternativa de energia. Além disso, há um movimento crescente para tornar a energia renovável mais acessível a todos; por exemplo, instalando sistemas a custos mais baixos.


Importância da Energia Renovável


O mundo está desenvolvendo rapidamente e, com ele, a natureza do nosso consumo de energia. O avanço rápido da tecnologia, a mudança de regulamentações e a volatilidade dos preços geram incerteza, fazendo da avaliação das necessidades de energia um desafio.


A produção e consumo através de fontes não renováveis são finitos e trazem consequências para o meio ambiente e em sequência para a sociedade. Portanto, através da energia renovável, será possível mitigar os danos ao Planeta e não contribuir para o aumento do efeito estufa.


Conclusão


A implementação de fontes de energia renovável está sendo cada vez mais recorrente e as estimativas são de crescimento contínuo. Desse modo, a adequação por parte de empresas e entidades já é uma necessidade. Se ainda não possui um planejamento de adequação a energia sustentável, temos um time de experts para auxiliar e conectar você com o melhor negócio de fornecimento de energia renovável e personalizado às suas necessidades.


Clique aqui e entre em contato.

0 comentário
bottom of page