• Lucas Bueno

Procedimentos de segurança para descarga de combustível no posto

Atualizado: Set 17

A descarga de combustível em um posto de abastecimento é um momento delicado, pois requer atenção redobrada dos funcionários. Logo, alguns procedimentos de segurança devem ser adotados em todas as etapas do recebimento do produto. Isso garante que riscos de acidentes, contaminações e, até mesmo, adulterações ou qualquer outro tipo de fraude sejam evitados.






Conheça, a seguir, as principais normas que devem ser seguidas.


Observações antes da descarga de combustível


Antes de descarregar o combustível no posto, é necessário estar atento a algumas observações básicas:


● Verifique se os compartimentos de entrada e saída do caminhão estão devidamente fechados e lacrados;

● Realize os testes de qualidade para cada produto;

● Analise se a documentação fiscal está em conformidade com a legislação vigente;

Exija que o motorista e o funcionário do posto estejam adequadamente com todos os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual);

● Execute os procedimentos de segurança sempre em dupla entre o motorista do caminhão e o conferente responsável do Posto.


Posicionamento correto do caminhão


Um dos primeiros procedimentos de segurança diz respeito ao estacionamento do caminhão tanque no local. Durante o processo de recebimento de combustível, o caminhão deve estar isolado em todo o perímetro que ocorrerá a descarga. Além disso, deve estar posicionado em áreas que sejam de fácil saída para casos de emergência, evitando manobras e marcha ré nessas situações, a rota de fuga tem que estar sempre livre e desimpedida.


Uso de extintores de incêndio


É primordial verificar e posicionar os extintores de incêndio em ambos os lados do caminhão tanque. Essa é uma responsabilidade que deve ser atribuída ao motorista do veículo no momento da descarga de combustíveis.


Porte de objetos eletrônicos


É terminantemente proibido que o motorista ou o funcionário do posto estejam portando objetos eletrônicos. Geladeiras, freezers, soldas e outras fontes também devem ser mantidas longe do local de descarga. Esse é um dos procedimentos de segurança mais importantes, e pode evitar incêndios, explosões e outros acidentes.

Conferência dos lacres


O conferente do posto deve verificar os lacres para certificar-se de que estão intactos, e somente após a confirmação é permitido quebrá-los.


Medição do tanque


Um dos procedimentos de segurança que evita derrame e outras formas de contaminações é a verificação do estoque do posto. É fundamental checar se a medição do compartimento no posto consegue receber à quantidade de combustível que está sendo entregue pela Distribuidora.


Normas para adotar durante a descarga


Verificação dos pontos de aterramento, possíveis gotejamentos ou vazamentos nas conexões entre o mangote e o bocal de descarga selada;

Conectar o mangote no bocal de descarga selada do tanque do posto e, depois, conectar ao caminhão tanque;

O motorista precisa efetuar uma conferência, e se certificar que as conexões do caminhão tanque estão ligadas ao bocal do produto especificado corretamente do posto;

● Retirar uma amostra de cada produto e compartimento, e confirmar a tonalidade e a cor do produto antes da abertura da válvula e início da descarga para evitar contaminação;

Confirmar o total esvaziamento do caminhão tanque, escorrendo por completo todos os compartimentos, e por último, fechar as tampas superiores.



Gostou do nosso artigo sobre procedimentos de segurança para descarga de combustível? Então, confira outros conteúdos exclusivos que preparamos para você:


1- Diferenças entre Diesel S10 e Diesel S500? (https://www.terranacombustiveis.com.br/post/diferencas-entre-diesel-s10-e-diesel-s500 )

2- Nova Gasolina Brasileira – Mais eficiente e Menor consumo (https://www.terranacombustiveis.com.br/post/nova-gasolina-brasileira-mais-eficiente-e-menor-consumo );

MAPA DO SITE

0800-727-9102

2020 © Terrana Distribuidora de Combustíveis. Todos os direitos reservados.